quarta-feira, 24 de março de 2010

Um Verdadeiro Gênio Indomável

Em 1999 assisti ao filme ‘Gênio Indomável”, onde um gênio da matemática dá as costas ao establishment e simplesmente vive sua vida. Recomendando o filme a professores de matemática, ouvi de dois deles (um professor e uma professora) que o filme era muito fantasioso e irreal.


Mas a vida é dinâmica e dia desses (em 2002, para ser exato) Grigori Perelman, um matemático russo, professor de ensino médio, resolveu um dos “sete grandes mistérios da matemática”, a Conjectura de Poincaré. Como não sou muito ligado à Matemática, fiquei sabendo desse fato somente hoje.

Agora em 2010 Perelman está com 44 anos e é cada vez mais um indivíduo excêntrico: recusa holofotes, toma pouco banho, usa a mesma roupa e raramente apara as unhas, faz a barba ou corta o cabelo.

Foi convidado para dar aulas na mesma Universidade que Einstein trabalhou: Princeton. Ele recusou. Assim como recusou trabalhar nas Universidades de Berkeley, Stanford e no famosíssimo MIT.

Mas faltava a última. Deram a ele uma honraria concedida aos gênios da matemática, um prêmio dos "Problemas do Milênio", que dá direito a um milhão de dólares. Antes, em 2006, já haviam lhe oferecido um prêmio equivalente a um Nobel de matemática.

Assim como ele havia recusado a honraria em 2006, não dá a mínima para este prêmio agora.

Segundo a Folha, quando Perelman foi convidado por Princeton, pediram-lhe um currículo. Respondeu que, se não sabiam quem ele era, não deveriam convidá-lo. Como o Massachussets Institute of Technology (MIT) chamou-o depois que resolveu a Conjectura de Poincaré, recusou alegando que deveriam tê-lo chamado antes. Uma última tentativa – ofereceram a ele ganhar quanto quisesse e fazer o que quisesse durante o tempo que bem entendesse. Respondeu que estava comprometido com seus alunos do ensino médio de São Petersburgo (o que nem era verdade).

Parece que Perelman escolheu viver sem concessões a coisa alguma, exceto a Matemática.

Fontes:


1. http://msp.warwick.ac.uk/gt/2008/12-05/perelman


2. Folha de S. Paulo, 24/03/10.

3 comentários:

Ebenézer disse...

Interessante!

Anônimo disse...

Il semble que vous soyez un expert dans ce domaine, vos remarques sont tres interessantes, merci.

- Daniel

Anônimo disse...

fantastico esse tal de Grigori Perelman!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...