quinta-feira, 30 de junho de 2011

10 Mandamentos da Criança aos Pais

O Olhar Infantil nos 10 Mandamentos da Criança aos Pais

1. As minhas mãos são pequenas: por favor, não esperem perfeição ao fazer a cama, desenhar, atirar e agarrar uma bola. As minhas pernas são pequenas: por favor, caminhem devagar para que eu possa acompanhar.

2. Preciso de encorajamento para crescer. Por favor, sejam brandos nas suas críticas. Será que vocês podem criticar o que faço sem me criticar?

3. Os meus olhos não vêem o mundo do mesmo modo que os seus. Por favor, deixem-me explorá-lo em segurança. Não me forcem ou me impeçam de fazê-lo sem necessidade.

4. Os meus sentimentos ainda estão tenros. Não impliquem comigo o tempo todo. Tratem-me como desejariam ser tratados. Por favor, não briguem comigo quando algo quebra ou cai: acidentes acontecem e não estão nos planos de ninguém – nem nos meus.

5. As tarefas domésticas se renovam todos os dias: estão sempre precisando ser feitas. Só sou pequeno por pouco tempo. Por favor, gastem tempo explicando-me como são as coisas deste fantástico mundo em que vivemos e façam-no de boa vontade.

6. Por favor, não refaçam tudo o que eu faço. Isso me dá a ideia de que os meus esforços nunca alcançam as suas expectativas. Sei que é difícil, mas não me comparem a outras crianças.

7. A minha existência é uma dádiva. Cuidem de mim como é esperado, estabelecendo limites seguros, responsabilizando-me pelas minhas ações, dando-me linhas de orientação e disciplinando-me com amor.

8. Por favor, não tenham medo de ir passar fora um fim-de-semana. Os filhos precisam de férias dos pais, assim como os pais precisam de férias dos filhos. É uma bela maneira de mostrar como a sua relação é especial. Mas deixem-me em segurança com pessoas responsáveis.

9. Por favor, dêem-me a liberdade para tomar decisões que me dizem respeito. Deixem-me falhar, para que eu possa aprender com os meus erros. Que as conseqüências de meus erros estejam adequadas à minha idade. Assim, um dia estarei preparado para tomar as decisões que a vida me exigirá.

10. Por favor, dêem-me todas as oportunidades para eu aprender e bons exemplos para eu seguir. Assim poderei tornar-me numa pessoa verdadeira, correta e humana.


Fonte: Adaptado por Frank V. Carvalho de (http://4pilares.zi-yu.com/?p=566)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...