quinta-feira, 30 de junho de 2011

Ensinando Valores aos alunos

Ensinando Valores aos alunos

Frank Viana Carvalho

1. Histórias com um valor moral - William Bennet, na introdução do Livro das Virtudes, afirma que a grande maioria das pessoas compartilha do respeito por certos traços fundamentais do caráter: honestidade, compaixão, coragem, perseverança. “São virtudes. Como não nascemos com estes conhecimentos, precisamos aprender o que são. ... Podemos convidar os jovens a discernir as dimensões morais de histórias, eventos históricos, vidas heróicas. ... A literatura e a história são verdadeiras fontes de educação moral. ... Essas histórias falam de moralidade e de virtudes como parte central da natureza humana; não como algo para se ter, mas para ser, a coisa mais importante que se pode ser.”

De fato, histórias que trazem no seu conteúdo lições para a vida são de grande valor na formação do caráter. As crianças aprendem por preceito e exemplo. No fundo, todos gostam de histórias. Adultos e crianças.

Se o professor souber escolher o momento adequado para contar as histórias, o benefício será enorme para os alunos.

2. Experiências vividas pelo professor e pelos alunos - certamente tem muito valor, pois os protagonistas das experiências estão dentro da sala de aula. O referencial é algo presente, palpável e traz, sem dúvida, mais benefícios do que um evento de algo distante, ausente.

3. Regulamentos da Sala de aula - Este é um assunto ligado diretamente à disciplina, ao bom funcionamento do processo ensino-aprendizagem e ao relacionamento professor-aluno e aluno-aluno. O controle de classe tem sido há muito tempo um dos principais problemas envolvendo a disciplina escolar. O que alguns professores conseguem com muita facilidade, outros só conseguem “a ferro e fogo”. Um dos segredos está no estabelecimento das regras e procedimentos dos alunos na sala de aula conjuntamente com os alunos. Não vamos nos deter neste tópico, pois ele foi alvo de um capítulo inteiro na apostila anterior.

Normalmente, através de um serviço de coordenação disciplinar, a direção da escola estabelece algumas regras (às vezes muitas) para a vida cotidiana da escola e da sala de aula. Na sala de aula é de grande importância o estabelecimento de algumas regrinhas. Algumas dicas sobre Regras:

Na sala de aula devem sempre existir as regras que coordenarão o comportamento dos alunos e o andamento da aula. Para o sucesso do professor neste item, as regras:
a. Devem ser poucas.
b. Devem ser sempre cumpridas.
c. Seria muito interessante se forem votadas pelos alunos (Sob a coordenação do professor, é claro)
d. O professor, para tomar decisões disciplinares, deve sempre ouvir os alunos envolvidos a fim de não cometer injustiças (é preferível ouvir individualmente, pois “cada caso é um caso”).
e. Às vezes o professor deve dividir decisões com consultas à turma (O quê é que vocês pensam ? (...) fez tal coisa ... como é mesmo a nossa regra sobre este assunto?). Em casos onde a decisão tende a dividir a turma, criar polêmica, o professor jamais deve consultar a turma. A decisão da turma pode ser contrária ao desejo do professor.
f. As conseqüências devem ser moderadas para que nenhum aluno seja humilhado perante os seus colegas ou mesmo perca a motivação de participar nas aulas da sua disciplina.
g. Nenhuma atitude inadequada deve ficar sem conseqüências. (Às vezes pode ser uma repreensão verbal, às vezes pode ser uma conversa em particular e às vezes - casos extremos - o aluno deve ser encaminhado para a coordenação disciplinar).

4. Exposição dos Pontos de Vista éticos do Professor - Este é um ponto interessante, mas que deve surgir como fruto de um planejamento e muita maturidade. Um professor que é favorável ao aborto ou à pena de morte pode criar mais polêmica ao expor seus pontos de vista do que ajudar os alunos a formarem opiniões. O ideal é que o professor trabalhe com os valores, evitando emitir o seu ponto de vista em assuntos polêmicos.

5. Filmes - Existem vários filmes que tratam das virtudes e dos vários valores que podem ser ensinados e incentivados. Cabe ao professor, devidamente assessorado pelo serviço de coordenação pedagógica, escolher e/ou indicar os melhores. Para um bom aproveitamento, o professor poderá cobrar relatórios, realizar debates, mesa redonda, perguntas, etc.. Alguns filmes que trabalham valores: Meu nome é Rádio, Tempo de Despertar, Ben Hur, Meu adorável Professor, Meu filho, minha vida, Corrente do Bem, Guerra do Arco-Íris, Jerry Maguirre, A Onda e ainda muitos outros. Além disso, costumeiramente diversos filmes épicos ou bíblicos trabalham valores morais...

A melhor maneira de trabalhar com os filmes é dar aos alunos uma folha para relatório e realizar o PQA , ou avançar aos poucos, parando o filme e dando oportunidade aos alunos de anotarem suas conclusões (ou três idéias principais) sobre aquele “pedaço” a que assistiram.

6. Debates - Existem alguns assuntos e aspectos da vida que, por natureza moral e ética, têm ligação e correlação com várias disciplinas. Como estes assuntos não são abordados de maneira profunda e muitas vezes nem de maneira superficial na escola, cabe aos professores, orientados pela coordenação pedagógica, aplicá?los e incorporá?los sob a designação de Seminários, Projetos, Temas ou Atividades Especiais. Algumas sugestões: namoro, AIDS, drogas, sexo, influências da mídia, discos voadores, teatro, televisão, modas, esportes, corrupção, rock, misticismo, álcool, fumo, doenças venéreas, etc.

7. Encenações - É uma maneira de tornar mais real o ensinamento das histórias e variar a apresentação metodológica do ensino de valores. O ensino se tornará mais prático e mais atrativo. As histórias bíblicas são riquíssimas no ensinamento de valores.

8. Esportes Coletivos - Por sua natureza peculiar, eles incentivam a cooperação, a solidariedade, o espírito de equipe e a luta por um ideal comum. A atuação do professor como incentivador (técnico) e como mediador (juiz) poderá proporcionar tranqüilidade em lances polêmicos e duvidosos. Alguns valores que poderão ser ensinados: cooperação, solidariedade, perseverança, coragem, autocontrole, ânimo, altruísmo e espírito de equipe.

9. Lições Morais Objetivas - Aplicadas dentro de um contexto onde enfatizam um acontecimento, uma notícia, um aspecto da matéria. É a famosa “lição de moral”. O cuidado deve ser no sentido de usar as palavras adequadas para que a lição seja positiva e traga de fato ensinamentos e não (apenas) uma repreensão.

10. Conteúdo do Currículo - Se houver espaço no contexto da matéria, será interessante já contemplar,de uma maneira direta, assuntos ligados aos valores. No tópico específico sobre o currículo há uma abordagem sobre este assunto.

Ensino Indireto Passo a passo

Atitudes do Professor:

11. Com relação ao Ensino - Neste ponto nos referimos à uma correta aplicação metodológica, especialmente em se tratando de aprendizagem cooperativa, às técnicas utilizadas e à dinâmica e motivação do professor e ao andamento do conteúdo. É muito importante, até aonde o professor avançar, o aluno “ir com ele”. Assim, o mais importante não será a quantidade de matéria dada, mas a qualidade de ensino ministrado e a aprendizagem real do aluno. Na preocupação de passar todo o conteúdo programático, muitos professores tentam “ignorar” o fato de que muitos alunos (muitas vezes a maioria) não estão avançando com a mesma velocidade. Conseqüentemente, o conteúdo ministrado ficará, quando muito, apenas ao nível de conhecimento e informação.

12. Com relação à avaliação - A avaliação é um assunto complexo, e a maneira como o professor avalia seus alunos também influenciará indiretamente a percepção do valor atribuído a isto. Um professor extremamente rigoroso poderá passar para o aluno a impressão de que o aluno está sedo prejudicado intencionalmente. Um professor que só avalia aspectos cognitivos também estará desfazendo o seu esforço no ensino de valores. É bom lembrar que o aluno deverá ser avaliado globalmente.

13. Ambiência, Tratamento e Oportunidades. A atmosfera social, psicológica e afetiva pode ser moldada pelo professor. Aqui entra a Dimensão 1 da Aprendizagem, abordada no início desta apostila. Com suas maneiras, seus gestos, sua voz, seu vestuário e seus procedimentos, o professor pode transformar todo um clima de rebeldia, descontentamento, não cooperação e apatia em uma atmosfera de tranqüilidade, interesse, entusiasmo e aprendizagem. O professor deve ver ainda como poderá influenciar o ambiente físico a fim de criar melhor esta ambiência.

O tratamento dispensado aos alunos, o tom de voz do professor e a cortesia demonstrada serão sem dúvida um exemplo a ser seguido. Além disso, o professor ganhará o carinho e atenção dos seus alunos.

Todos os alunos são dignos de oportunidades iguais, sem distinção de quociente de inteligência, classe social, raça, sexo, religião ou capacidade individual.

14. Conduta do Professor - Com certeza, uma pessoa que todos os dias está diante de um “auditório” de 30 a 40 pessoas será observada nos mínimos detalhes, ainda que pense o contrário. Conseqüentemente, seu vestuário, sua linguagem, seus valores pessoais, sua organização pessoal estarão sendo “avaliados” constantemente pelos seus alunos.

15. A Pontualidade - O professor é um exemplo em tudo o que faz, e o deve ser também na pontualidade. Pontualidade no início e no término (para o aluno, o recreio e a Educação Física são atividades sem igual - não peguem um pedacinho destes momentos) das aulas. Pontualidade na entrega dos diários e planejamentos e nas entregas de trabalhos e avaliações corrigidas.

Fonte: CARVALHO, Frank. Pedagogia da Cooperação, UNASPRESS, 2003.
Fonte da Imagem: www.lendo.org

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