terça-feira, 30 de agosto de 2011

Como funciona a Aprendizagem Cooperativa?

Como funciona a Aprendizagem Cooperativa?
Frank Viana Carvalho

Desde a divisão dos grupos até a utilização de diferentes estratégias, a Aprendizagem Cooperativa preconiza um modelo de trabalho em grupos organizado e dinâmico. Três pontos são fundamentais:

1. “Trabalho Conjunto, Produção Individual” - O trabalho conjunto é a base da dinâmica. Após um momento inicial (individual) onde cada um tem contato com a atividade, os alunos iniciam o trabalho conjunto: trocam informações, compartilham, explicam, ouvem, etc. O trabalho conjunto é o coração das dinâmicas e do funcionamento do grupo e, a produção individual significará: participação equalitária, possibilidade de avaliação do progresso de cada um, desenvolvimento da autonomia e responsabilidade. Produção individual significa que cada aluno apresentará os resultados da tarefa ou atividade que ele realizou.

2. “Responsabilidades/Atividades Individuais”- O professor deve ter sempre o cuidado de que cada aluno tenha uma responsabilidade dentro do grupo e também uma atividade individual no início do trabalho escolar. As responsabilidades darão importância a todas as atividades. A atividade individual fará com que o aluno não possa se “escorar” no grupo para produzir.

3. “Acompanhamento do professor” - ao caminhar pela sala e acompanhar os grupos nas diferentes atividades, o professor:

1 – Verificará quem está participando ou não ; fazendo ou não as atividades.
2 – Manterá a ordem.
3 – Perceberá quem está tendo dificuldades em resolver uma atividade/problema/questão.
4 - Ajudará aos que estão em dificuldades.
5 - Cuidará do silêncio.
6 – Observará se a dinâmica de funcionamento dos grupos está sendo efetiva ou não.
7 – Perceberá se suas explicações sobre o conteúdo ou atividades foram suficientemente claras ou se será necessário que explique novamente para todos.
8 – Já iniciará um processo de avaliação do rendimento e aprendizagem ao observar as atividades dos grupos.

As várias estratégias (mais de 50) apresentam diferentes maneiras de conduzir o ensino/aprendizagem. Permitem também que não se trabalhe em grupos ou duplas de uma única maneira. A maioria das estratégias que envolvem aprendizagem cooperativa em sala de aula (conteúdos acadêmicos) segue uma sequência como esta:
1º - É dada uma atividade individual (exercício, leitura, resumo, levantamento dos pontos/idéias principais, etc.) e é designado um tempo para a sua execução.
2º - Os alunos são convidados a compartilhar. A seqüência ideal é è Compartilhar com a dupla (fala e ouve) è compartilhar com o grupo (em seqüência) è compartilhar com a classe (por grupos ou individualmente). No entanto o professor pode convidá-los a compartilhar diretamente com o grupo ou com a classe.
3º - Fechamento - Pode ocorrer de diferentes maneiras (de acordo com as técnicas). è A atividade pode ser encerrada no próprio grupo (com as anotações da conclusões) ou è as idéias apresentadas pelos grupos são escritas na lousa (todos os alunos devem escrevê-las para enriquecer os pontos de vista). Finalmente, se necessário, o professor faz uma explicação dando conclusão ao assunto e à atividade.

Fonte: Texto baseado em CARVALHO, Frank Viana. Pedagogia da Cooperação. Eng. Coelho: UNASPRESS, 2003, 3a. edição.
Fonte da Imagem: A imagem acima é de minha autoria.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...