domingo, 28 de agosto de 2011

Discurso de Formatura

Excelentíssimo Sr. Mauro César Gonçalves, diretor da Faculdade Eça de Queiroz;

Ilustríssima Sra Sônia, coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade Eça de Queiroz;
Digníssimos Professores; Estimados Funcionários; Queridos Amigos e familiares dos formandos; Autoridades presentes;


Distintos e Honrados Formandos


Esta é uma noite especial. Mas o que torna esta noite especial não são as bonitas roupas que vocês vestem, nem os ornamentos desta bela festa. O que torna esta noite sobremaneira maravilhosa são vocês.


Ao pensar neste discurso, pensei em falar sobre as conjecturas e circunstâncias atuais deste nosso querido país. Especialmente nesta época em que vários políticos apresentam suas propostas para ter o nosso voto e tentarem mudar o país para melhor. Eu poderia falar sobre as milhares de crianças que perambulam pelas ruas e também sobre os milhões de analfabetos. Talvez ainda enfocasse a crise de valores que atingem em cheio a sociedade atual. Mas não...


Resolvi falar sobre vocês e sua vocação. Quatro anos que voaram!!! Eu vou sempre dizer que parecia ontem quando os encontrei ainda no primeiro ano da Faculdade. Ouvidos e olhos atentos debatíamos ali sobre a Ética naquelas aulas do inverno do ano passado ou sobre a Alfabetização. Bons tempos aqueles... mas estes de agora são melhores. Melhores porque vocês conseguiram. Conseguiram o que ainda poucos neste país conseguem.

Também quero falar sobre esta maravilhosa profissão e caminho que escolheram. Não é um caminho fácil. O reconhecimento nem sempre chega, mas certamente, a maior recompensa são aqueles olhinhos atentos, ávidos para aprender e agradecidos por que vocês desvendaram a eles o conhecimento. Tantas pessoas reclamam dos caminhos que escolheram. Tenho certeza de que esta não será a atitude de vocês.


Tanta gente fala de problemas. Mas vocês falam de projetos e alternativas. Tanta gente pessimista. E vocês respirando otimismo. Tanta gente inundando as escolas e salas dos professores com histórias negativas, queixas, insinuações e histórias tristes. Mas esta não será a marca de vocês. Ao longo de quatro anos esta Faculdade, estes professores e estes funcionários mostraram que vocês devem escolher sempre ser parte da solução e não dos problemas. Vocês são os sorrisos e a esperança de vitória. Vocês são o caminho e a ponte do saber para vários alunos. Vocês são a grande aposta que seus amigos, seus familiares, a Faculdade Faceq e acima de tudo, vocês mesmos fizeram.


Então é só acreditar. Vocês devem enxergar portas onde outros não vêem nem janelas. Nas pedras do caminho vocês devem ver degraus. Devem pensar grande, e agir com convicção. Sempre.


Como dizia o presidente americano John Kennedy: não pergunte o que o país pode fazer por você: pergunte o que você pode fazer para melhorar este país.


E como dizia nosso querido Tiradentes, aquele herói, enlouquecido de esperança, há mais de 200 anos:
“Se quisermos, podemos fazer deste país uma grande nação.”


E eu tenho certeza que vocês querem. Então é só começar!


Tenho dito!

Este é o discurdo que fiz aos Formandos em Pedagogia da FACEQ em 2009.
Fonte da IMAGEM: fotoseimagens.net

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...