sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Maria Montessori

Maria Montessori nasceu nasceu em 31 de agosto de 1870 em Chiaravalle, Província de Ancona, Itália. Desde menina manifesta interesse pelas matérias científicas, principalmente matemática e biologia, resultando em conflito com seus pais, que possuíam o desejo que ela seguisse a carreira de professora. Indo contra a expectativas familiares, ela se inscreve na Faculdade de Medicina da Universidade de Roma, escolha que a levou a ser, em 1896, a primeira mulher a se formar em medicina na Itália.


A italiana Maria Montessori ousou desafiar os setores ortodoxos educacionais da época, que impunham uma educação rígida, de cima para baixo, onde a disciplina era ditatorial e opressiva.

Pesquisando sobre crianças excepcionais em uma clínica psiquiátrica, Montessori sentiu logo uma forte atração pelo trabalho pedagógico, além do científico. Após estudar uma pedagogia reparadora, tornou-se professora de seus pequenos deficientes. Estudando muito (autodidata), especialmente psicologia e filosofia experimental, decidiu abrir uma escola que pudesse empregar com crianças normais muitos dos métodos que ela aplicava com sucesso no seu trabalho com os deficientes.

Em 1907 nasceu a “Casa dei Bambini” (Casa das crianças), onde depressa os positivos resultados estimularam a visita e o interesse de diversos educadores. Mesmo vivendo em uma época onde os resultados de uma ciência experimental e o materialismo eram exaltados e o darwinismo ganhava muita força, ela não esqueceu sua religiosidade e sua sensibilidade feminina. Dedicou-se de coração à causa que ela abraçara: a das crianças carentes de Roma. Com o sucesso da sua primeira “escola” ela ganhou apoio e motivação para a abertura de outras “casa dei bambini”, sobretudo nas regiões menos favorecidas de Roma.

Maria Montessori no dia de sua
formatura em Medicina

O Método Montessoriano

1. A criança deve ser educada sem a pressão e a prepotência do adulto. Suas tendências positivas devem ser estimuladas. Deve ser estimulado o acerto e não deve ser enfatizado o erro.
2. A educação deve começar desde o berço, respeitando os anseios e as necessidades infantis, com correções pontuais (mas não repetitivas e extenuantes) e sem ordens arbitrárias, apenas para satisfazer idéias ou desejos dos adultos.
3. Pais e professores devem participar igualmente na tarefa da educação e desenvolvimento infantil, dando liberdade, mas estabelecendo limites com afeto e prudência.
4. O ambiente, tanto em casa, como na escola, deve ser adequado às dimensões, capacidade, interesse e liberdade da criança.

O Ambiente

Na Sala de aula Montessoriana tudo deve ser levado em consideração:
1. Deve ser organizada e ter um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar. Janelas e cortinas que permitam o manuseio pelas crianças e luminosidade discreta.

Uma Sala de aula de uma Escola Montessoriana.
2. Móveis, trincos, torneiras, interruptores apropriados para o tamanho das crianças, permitindo-lhes usa-los e desloca-los pessoalmente.

3. Ornamentação da sala organizada e conservada pelas crianças.

4. Cores neutras nas paredes e beleza no ambiente de tal forma que favoreça a calma, o silêncio e a interiorização pelas crianças.

5. Tapetes que permitam à criança assentarem-se até mesmo deitarem-se no chão.

6. Número de alunos adequado às dimensões da sala, permitindo uma atuação mínima do professor e o máximo de colaboração mútua entre os alunos.

O Material didático deve complementar o ambiente já descrito, permitindo a liberdade na criação e a motivação das crianças. Os materiais devem ser atraentes e desafiadores.

Serão usados solídos geométricos que terão suas qualidades observadas, sentidas e descritas pelos alunos (forma, tamanho, cor, espessura, textura, etc.).

Na fase pré escolar o material deve ser utilizado com muita liberdade, enquanto que na fase de preparação para a leitura e a escrita os professores direcionarão para desenvolver particularmente a audição o tato e a visão.

Maria Montessori, já reconhecida como grande educadora, veio a falecer em 6 de maio de 1952 na Holanda.


Fonte:
www. merchantcircle.ca

Um comentário:

Unknown disse...

Gostei bastante do blog e da matéria, faço pedagogia e estou fazendo um trabalho sobre ela, me ajudou bastante estas informações (:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...