segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Diante de todos nós - O caso da Webjet


Começo com uma observação - a questão não é a legalidade da ação, ou das ações, mas especialmente, a questão moral.

A Webjet era a companhia que praticava (na média) os menores preços do setor aeroviário.

O governo autorizou a GOL a comprar a Webjet. Essa fusão foi autorizada pelo governo. Com base nas previsões dos especialistas para o mercado aeroviário, era normal a fusão, pois a perspectiva é de crescimento da demanda e necessariamente, de companhias aéreas fortes que possam dar conta dessa nova realidade.

Agora, apenas alguns meses após a fusão, a GOL anuncia o fim da Webjet e demite 800 funcionários da extinta companhia (ao todo, eram 1500 funcionários).

Trocando em miúdos: uma Cia Aérea deixou de existir. Exatamente aquela que oferecia os menores custos na compra das passagens aos seus consumidores. As linhas que a Webjet operava pertencem agora a GOL, com a devida autorização do governo. A cia. Webjet não existe mais. Mais da metade do quadro operacional da extinta cia. está desempregado. E nenhuma autoridade governamental aparece para dar explicações.

A GOL deve estar bem. Um concorrente que vendia 'passagens baratas' não existe mais. As linhas que este concorrente operava agora lhe pertencem legalmente. Uma demissão em massa (ou será um expurgo) foi feita entre os funcionários da extinta cia. (se ficaram com os melhores, eu não sei).

???

Não consigo compreender e nem aceitar o que leio e vejo nos telejornais sobre o assunto. Ou eu vivo em outro planeta, ou estou delirando. Se enlouqueceram, não faço parte deste enlouquecimento coletivo.

Que a cia. aérea em questão estivesse com problemas financeiros ou operacionais quando foi comprada, torna-se um detalhe irrelevante quando se examina a história de uma forma global. Afinal de contas, 800 funcionários de um total de 1500 (54%) é um número muito significativo. E outra, cias. aéreas neste país já receberam ajudas em outros momentos...

Depois, tem gente que diz que o capitalismo praticado em terras tupiniquins não é tão selvagem como o americano.

Obs. O que ocorreu neste caso não foi com a CONIVÊNCIA das autoridades. Não foi.

O que ocorreu foi com o completo CONSENTIMENTO das autoridades.

Simplesmente inaceitável.

Se há alguma explicação racional, estou aguardando...

Um comentário:

Anônimo disse...

Amei o artigo. Uma abordagem inteligente e clara sobre o que ocorreu de verdade. É incrível como ainda vemos na tv reportagens que desmerecem os funcionários demitidos como se fosse normal mandar 850 empregados para casa de um dia para o outro. Infelizmente a população ainda é cega acreditando sempre no ponto de vista informado pelos meios de comunicação sem ao menos retrucar e observar que existe um outro lado da notícia. Temos que deixar de sermos ingênuos, a demissão foi ilegal, o Cade aprovou a união de 2 empresas mas o que houve foi a extinção de uma delas, justamente a que oferecia preços justos ao consumidor. Então a população vai continuar calada? Essa luta não é só dos que foram demitidos mas sim de todos os brasileiros que não aguentam mais ser explorados com preços exorbitantes.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...